Categorias
Saúde

Tratamentos e remédios naturais para a menopausa

Ondas de calor, mudanças de humor, irritabilidade, desatenção, ciclos irregulares, baixo desejo sexual são alguns dos sintomas que as mulheres experimentam durante a transição para a menopausa, fato que ocorre na vida de todas as mulheres ao redor.

Aos 50 anos e isso é devido à queda de estrógenos. Essa diminuição dos hormônios femininos também aumenta o risco de outras doenças, como osteoporose, doenças cardíacas, diabetes ou obesidade.

Embora eles não sejam necessários em todos os casos, existem tratamentos e remédios naturais que podem ajudá-lo a lidar melhor com esse estágio.

Tratamentos da Menopausa

O Dr. Orleidis Lozada, ginecologista e especialista médico em Cirurgia Geral e Oncologia no mediQuo, explica quais tratamentos podem ser administrados nesta fase da vida.

Menopausa

Terapia Hormonal. É a opção de tratamento mais eficaz para aliviar as ondas de calor da menopausa e evitar a perda óssea. No entanto, não pode ser administrado de ânimo leve.

O profissional de saúde deve estudar o caso de cada mulher e, com base em seu histórico médico, decidir se os estrogênios podem ser administrados na dose mais baixa e por um curto período de tempo.

Estrogênio Vaginal. Ele pode ser administrado diretamente na vagina usando um creme vaginal, comprimido ou anel, liberando apenas uma pequena quantidade de estrogênio, que é absorvido pelos tecidos vaginais. Pode ajudar a aliviar a secura vaginal, desconforto sexual e alguns sintomas urinários.

Antidepressivos em baixas doses. Alguns medicamentos usados ​​para tratar a depressão , como inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRSs), demonstraram diminuir as ondas de calor na menopausa.

Portanto, eles podem ser úteis para mulheres que não podem tomar estrogênio por motivos de saúde ou para quem precisa de um antidepressivo para um distúrbio de humor, algo que pode ocorrer durante a menopausa.

Gabapentina. É um medicamento aprovado para tratar convulsões, mas também demonstrou ajudar a reduzir as ondas de calor. Este medicamento é útil em mulheres que não podem usar terapia com estrogênio e naquelas que sofrem ondas de calor à noite.

Clonidina. É uma pílula ou adesivo geralmente usado para tratar a pressão alta e pode fornecer algum alívio das ondas de calor.
Medicamentos para prevenir ou tratar a osteoporose. Dependendo das necessidades individuais, os médicos podem recomendá-los, pois ajudam a reduzir a perda óssea e o risco de fraturas.

Remédios Naturais na Menopausa

Além dos tratamentos médicos, existem remédios naturais que também funcionam quando os sintomas são leves. Antes de tomá-los, consulte seu ginecologista, pois eles são naturais não significa que são inofensivos.

Menopausa

Além da soja, trevo vermelho, sálvia e óleo essencial de cipreste natural são plantas que podem ajudar a reduzir as ondas de calor, um dos sintomas mais problemáticos da menopausa.

Maracujá, valeriana ou espinheiro podem ajudá-lo a relaxar e a se sentir menos estressado. Se você tem um espírito desanimado, pode recorrer à erva de São João ou à erva de São João.

Mas converse com seu médico primeiro, pois essa planta pode interagir com outros medicamentos, por exemplo, com antidepressivos.

Embora eles não façam milagres, dentro de uma dieta saudável e, se você se exercitar, remédios como prímula, alho, borragem, arroz vermelho ou linhaça podem ajudar a manter os níveis de colesterol e triglicerídeos à distância, o que geralmente aumenta nesta fase da vida.
Falta de desejo sexual.

É outro dos sintomas associados à menopausa e com o qual muitas mulheres estão preocupadas. Existem remédios que podem ajudar. É o caso da maca andina ou damiana.

É também um sintoma muito irritante que pode afetar outros aspectos da vida de uma mulher, como seus relacionamentos com seu parceiro. Nesse sentido, existem géis e comprimidos sem hormônios que podem ajudar a melhorar a lubrificação, bem como o desejo sexual.